Notícias

COMUNIDADE DE PIQUIÁ DE BAIXO SOFRE COM FALTA D’ÁGUA

Notícias

COMUNIDADE DE PIQUIÁ DE BAIXO SOFRE COM FALTA D’ÁGUA

22 de setembro é o prazo final para que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) perfure um novo poço no bairro

 

Desde o início deste ano Piquiá de Baixo (Açailândia/MA) tem sofrido com a falta de água. Por conta disso, o fornecimento à população vem ocorrendo em forma de rodízio, o que não atende às necessidades das mais de 300 famílias do bairro. A solução para o problema, segundo os moradores, é a perfuração de um novo poço.

 

A situação motivou a comunidade a acionar o Ministério Público Estadual (MPE). Em julho foi realizada uma reunião entre o MPE, moradores do bairro e representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Na ocasião, ficou acordado que o SAAE teria 60 dias para perfurar um novo poço (até 22 de setembro), mas em caráter de urgência buscaria meios legais para diminuir esse prazo. Como avaliou a promotora Camila Gaspar “a água é vital e a população não pode esperar até o reassentamento [previsto para ocorrer daqui a pelo menos dois anos] nesse processo de racionamento.”

 

Dias após a essa reunião, a bomba que abastecia o bairro queimou e foi substituída por uma menor, condizente com a vazão do poço antigo. Até que isso ocorresse, no entanto, a população ficou totalmente sem água por quase uma semana. Passado mais da metade do prazo estabelecido para a perfuração do novo poço, o SAAE iniciou a obra, com três dias de atrasado, depois da pressão dos moradores.

 

Idayane Ferreira

Notícias recentes

CONEXÃO CIDADANIA: Transformando Vidas e Fortalecendo a Comunidade de Piquiá de Baixo através do compromisso social com as crianças

CONEXÃO CIDADANIA: Transformando Vidas e Fortalecendo a Comunidade de Piquiá de Baixo através do compromisso social com as crianças

Uma noite marcada pela sensação de missão cumprida e corações repletos de gratidão. O Projeto Conexão Cidadania, acolhido com entusiasmo pela comunidade de Piquiá de Baixo, contou com o imprescindível apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Açailândia (COMUCAA) e do valioso suporte financeiro proveniente do Fundo da Criança e do Adolescente (FIA). Este projeto, direcionado aos direitos fundamentais das crianças e adolescentes de Açailândia, floresceu por mais de dois anos, ganhando vida e vigor sob a coordenadora Débora Baima durante o ano de 2023.

JUVENTUDE EM AÇÃO: Denúncias e Transformações em Piquiá, Açailândia, Maranhão.

JUVENTUDE EM AÇÃO: Denúncias e Transformações em Piquiá, Açailândia, Maranhão.

O Coletivo de Comunicadores de Piquiá, coordenado por Sebastiana Costa Ferreira e José Carlos Almeida (coordenador de projeto JnT), é composto por cerca de 15 jovens e adolescentes das comunidade de Piquiá, Piquiá de Baixo e adjacentes que utilizam as redes sociais para denunciar questões sociais, ambientais, raciais e humanas. Durante o ano de 2023, participaram ativamente de eventos relevantes como festivais de músicas, formações políticas, intercâmbios comunitários e o Encontrão da Rede Jacá de Comunicadores Populares, unindo jovens de diferentes origens em discussões importantes.

OBRA DE PIQUIÁ DA CONQUISTA ALCANÇA 92% DE EXECUÇÃO

OBRA DE PIQUIÁ DA CONQUISTA ALCANÇA 92% DE EXECUÇÃO

Piquiá da Conquista, 02 de novembro de 2023 – O mês de novembro foi marcado por avanços significativos nas obras de Piquiá da Conquista chegando a 92,19% de execução aproximando-se cada vez mais da entrega das moradias e sonhos dos moradores.