Notícias
COMUNIDADE DE PIQUIÁ DE BAIXO SOFRE COM FALTA D’ÁGUA
22 de setembro é o prazo final para que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) perfure um novo poço no bairro
Desde o início deste ano Piquiá de Baixo (Açailândia/MA) tem sofrido com a falta de água. Por conta disso, o fornecimento à população vem ocorrendo em forma de rodízio, o que não atende às necessidades das mais de 300 famílias do bairro. A solução para o problema, segundo os moradores, é a perfuração de um novo poço.
A situação motivou a comunidade a acionar o Ministério Público Estadual (MPE). Em julho foi realizada uma reunião entre o MPE, moradores do bairro e representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Na ocasião, ficou acordado que o SAAE teria 60 dias para perfurar um novo poço (até 22 de setembro), mas em caráter de urgência buscaria meios legais para diminuir esse prazo. Como avaliou a promotora Camila Gaspar “a água é vital e a população não pode esperar até o reassentamento [previsto para ocorrer daqui a pelo menos dois anos] nesse processo de racionamento.”
Dias após a essa reunião, a bomba que abastecia o bairro queimou e foi substituída por uma menor, condizente com a vazão do poço antigo. Até que isso ocorresse, no entanto, a população ficou totalmente sem água por quase uma semana. Passado mais da metade do prazo estabelecido para a perfuração do novo poço, o SAAE iniciou a obra, com três dias de atrasado, depois da pressão dos moradores.
Idayane Ferreira