Notícias

LIVRO SOBRE IMPACTOS DA MINERAÇÃO É LANÇADO NA ITÁLIA

Notícias

LIVRO SOBRE IMPACTOS DA MINERAÇÃO É LANÇADO NA ITÁLIA

O livro, “Laços de ferro: Da mina para a fábrica. Do coração da Amazônia brasileira para o bairro Tamburi di Taranto”, foi lançado em abril desse ano na Itália. A obra aborda a situação crítica das comunidades de Piquiá de Baixo, no Brasil e Tamburi de Taranto, na Itália, que sofrem com os efeitos da poluição provocada por atividades siderúrgicas.

 

A autora do livro, a italiana Beatrice Ruscio, explica que é uma obra resultante da aliança com os missionários combonianos brasileiros, que lhe deram força, esperança e lhe despertaram o desejo de ecoar as vozes sufocadas pelos projetos siderúrgicos. “Fala sobre as nuvens de fumaça vermelha que unem a cidade de Taranto e Piquiá de Baixo, dos vínculos de fraternidade e de solidariedade que foi criado entre populações diferentes e distantes umas das outras”, diz Beatrice.

 

O livro relata os problemas sociais e ambientais causados pelas ações da empresa Vale S.A e pelo maior complexo siderúrgico da Europa, ILVA de Taranto – Itália. Os bairros de Tamburi (Itália) e Piquiá de Baixo (Brasil) estão no centro do debate porque há anos convivem com a poluição e casos graves de doenças provocados pela Vale e empresas ligadas a ela. Mas também, porque são exemplos de “coragem, esperança, resistência e determinação”.

 

Beatrice reforça que o objetivo principal é que o livro seja uma ponte através do oceano para ligar Itália e Brasil e se juntar as vozes, corações e lutas. “É um livro que vem das minas de Carajás, no Brasil, para chegar ao bairro Tamburi de Taranto. Esperamos que possa tocar os corações de muitas pessoas, porque o direito à saúde, o direito de viver numa cidade saudável, o direito à vida não deve ter bandeiras, ou fronteiras”, afirma.

Por enquanto, o livro está disponível apenas em formato ebook no site amazon.it e nas principais livrarias on-line. Mas, no fim do mês de abril, conforme assegura a autora, estará disponível na versão impressa.

 

Por Domingos de Almeida

Notícias recentes

CONEXÃO CIDADANIA: Transformando Vidas e Fortalecendo a Comunidade de Piquiá de Baixo através do compromisso social com as crianças

CONEXÃO CIDADANIA: Transformando Vidas e Fortalecendo a Comunidade de Piquiá de Baixo através do compromisso social com as crianças

Uma noite marcada pela sensação de missão cumprida e corações repletos de gratidão. O Projeto Conexão Cidadania, acolhido com entusiasmo pela comunidade de Piquiá de Baixo, contou com o imprescindível apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Açailândia (COMUCAA) e do valioso suporte financeiro proveniente do Fundo da Criança e do Adolescente (FIA). Este projeto, direcionado aos direitos fundamentais das crianças e adolescentes de Açailândia, floresceu por mais de dois anos, ganhando vida e vigor sob a coordenadora Débora Baima durante o ano de 2023.

JUVENTUDE EM AÇÃO: Denúncias e Transformações em Piquiá, Açailândia, Maranhão.

JUVENTUDE EM AÇÃO: Denúncias e Transformações em Piquiá, Açailândia, Maranhão.

O Coletivo de Comunicadores de Piquiá, coordenado por Sebastiana Costa Ferreira e José Carlos Almeida (coordenador de projeto JnT), é composto por cerca de 15 jovens e adolescentes das comunidade de Piquiá, Piquiá de Baixo e adjacentes que utilizam as redes sociais para denunciar questões sociais, ambientais, raciais e humanas. Durante o ano de 2023, participaram ativamente de eventos relevantes como festivais de músicas, formações políticas, intercâmbios comunitários e o Encontrão da Rede Jacá de Comunicadores Populares, unindo jovens de diferentes origens em discussões importantes.

OBRA DE PIQUIÁ DA CONQUISTA ALCANÇA 92% DE EXECUÇÃO

OBRA DE PIQUIÁ DA CONQUISTA ALCANÇA 92% DE EXECUÇÃO

Piquiá da Conquista, 02 de novembro de 2023 – O mês de novembro foi marcado por avanços significativos nas obras de Piquiá da Conquista chegando a 92,19% de execução aproximando-se cada vez mais da entrega das moradias e sonhos dos moradores.