Notícias

COLETIVA DE IMPRENSA SOBRE OS PROBLEMAS SOFRIDOS EM PIQUIÁ DE BAIXO

Notícias

COLETIVA DE IMPRENSA SOBRE OS PROBLEMAS SOFRIDOS EM PIQUIÁ DE BAIXO

Sala lotada, alunos atentos, inicia assim a coletiva de imprensa na Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz, com o tema Piquiá de Baixo, realizada na terça-feira (19), por alunos do curso de jornalismo. Wellem Pereira foi convidado a apresentar a problemática do pequeno bairro de Açailândia/Ma, para os graduandos de comunicação social.

 

A coletiva tinha como objetivo discutir estratégias de luta e os problemas socioambientais sofridos pela comunidade de Piquiá de Baixo. Há mais de 25 anos os moradores lutam contra a poluição, emitida por cinco siderúrgicas e um entreposto de minério da empresa Vale.

 

Wellem Pereira, morador há mais de 30 anos da comunidade Piquiá de Baixo, atualmente compõe a associação comunitária do bairro. Antes das perguntas serem feitas, Pereira apresentou um histórico da comunidade. “Nós chegamos na década de 70 e a primeira siderúrgica veio no final dos anos 80, desde então, nossa vida mudou drasticamente, passamos a lutar contra a poluição e pelo reassentamento da nossa comunidade”.

 

Depois do relato, deram início às perguntas, houve grande participação da turma, que se mostrou interessada em conhecer de perto a realidade de Piquiá de Baixo. O estudantes queriam saber como a comunidade se articula, que alternativas usam para lutar contra as siderúrgicas e como está o processo de reassentamento. Esses foram os assuntos mais debatidos, a coletiva durou duas horas e terminou com elogios dos alunos à comunidade, “parabéns pela força de vocês”, expressa um aluno.

 

Ao final da coletiva, a turma fechou um acordo com Wellem Pereira, de ir ao Piquiá de Baixo e fazer uma vivência na comunidade, a data da visita ficou agendada para 05 de dezembro.

 

Para Pereira, a coletiva serviu para expor a luta e resistência dos moradores em um local diferente, com pessoas que não conheciam a realidade do bairro. “Ter esse espaço para falar foi muito bom, obrigado, a gente segue na luta mais forte com vocês”, afirma.

Notícias recentes

CONEXÃO CIDADANIA: Transformando Vidas e Fortalecendo a Comunidade de Piquiá de Baixo através do compromisso social com as crianças

CONEXÃO CIDADANIA: Transformando Vidas e Fortalecendo a Comunidade de Piquiá de Baixo através do compromisso social com as crianças

Uma noite marcada pela sensação de missão cumprida e corações repletos de gratidão. O Projeto Conexão Cidadania, acolhido com entusiasmo pela comunidade de Piquiá de Baixo, contou com o imprescindível apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Açailândia (COMUCAA) e do valioso suporte financeiro proveniente do Fundo da Criança e do Adolescente (FIA). Este projeto, direcionado aos direitos fundamentais das crianças e adolescentes de Açailândia, floresceu por mais de dois anos, ganhando vida e vigor sob a coordenadora Débora Baima durante o ano de 2023.

JUVENTUDE EM AÇÃO: Denúncias e Transformações em Piquiá, Açailândia, Maranhão.

JUVENTUDE EM AÇÃO: Denúncias e Transformações em Piquiá, Açailândia, Maranhão.

O Coletivo de Comunicadores de Piquiá, coordenado por Sebastiana Costa Ferreira e José Carlos Almeida (coordenador de projeto JnT), é composto por cerca de 15 jovens e adolescentes das comunidade de Piquiá, Piquiá de Baixo e adjacentes que utilizam as redes sociais para denunciar questões sociais, ambientais, raciais e humanas. Durante o ano de 2023, participaram ativamente de eventos relevantes como festivais de músicas, formações políticas, intercâmbios comunitários e o Encontrão da Rede Jacá de Comunicadores Populares, unindo jovens de diferentes origens em discussões importantes.

OBRA DE PIQUIÁ DA CONQUISTA ALCANÇA 92% DE EXECUÇÃO

OBRA DE PIQUIÁ DA CONQUISTA ALCANÇA 92% DE EXECUÇÃO

Piquiá da Conquista, 02 de novembro de 2023 – O mês de novembro foi marcado por avanços significativos nas obras de Piquiá da Conquista chegando a 92,19% de execução aproximando-se cada vez mais da entrega das moradias e sonhos dos moradores.