Notícias
DESENHANDO REALIDADES
A Rede Justiça nos Trilhos em parceria com o Projeto Direito à Saúde no Piquiá de Baixo, realizou no dia 15 de junho a oficina Desenhando Realidades. Organizada na escola Almirante Barroso, a única existente no bairro Piquiá de Baixo, a oficina contou com a participação de 15 crianças de 6 a 12 anos.
O objetivo foi despertar o olhar crítico nas crianças sobre a realidade local, utilizando a produção de desenhos que representem a vida delas no bairro. Para tal atividade foi montado um roteiro apontando os principais setores frequentados pelas crianças, nos quais, elas deveriam visitar e depois representá-los na forma de desenho.
O início do percurso escolhido pelas crianças foi a BR-222, que passa pelo bairro. Na opinião dos pequenos, esse é um local por onde passam muitos carros e por isso merece a atenção. José, de nove anos, ao passar pela BR aponta, “tá vendo aquele caminhão alí? É de gás, se pegar fogo, explode o mundo todo!”.
Outros pontos visitados foram a chácara Maria Brás e o balneário do quarenta, todos localizados próximo ao rio. Durante o percurso as crianças explicavam a escolha dos locais, “aqui nós brincamos, soltamos pipa e banhamos muito”, conta Luis Henrique, 10 anos, que ao terminar a frase, ouviu a colega Tainara, 10 anos, afirmar, “mais a água tá poluída”.
No caminho para o balneário, as crianças não paravam de relatar a morte de um casal ocorrida recentemente nas proximidades. “Tá vendo? Foi alí! Encontram a mulher e depois o homem, eita eu tô até com medo”, esse é o relato da pequena Ingrid, seis anos, a mais nova do grupo.
Cada local visitado foi transformado em desenho, cada criança demonstrou o seu próprio olhar sobre a realidade em que está inserida. A oficina Desenhando Realidades é a primeira de uma série de oficinas que serão realizadas no bairro, pela rede Justiça nos Trilhos em parceria com o projeto Direito à Saúde no Piquiá de Baixo. A próxima já está agendada para a última semana de julho e será de pinturas em camisetas.