Notícias

DESENHANDO REALIDADES

Notícias

DESENHANDO REALIDADES

A Rede Justiça nos Trilhos em parceria com o Projeto Direito à Saúde no Piquiá de Baixo, realizou no dia 15 de junho a oficina Desenhando Realidades. Organizada na escola Almirante Barroso, a única existente no bairro Piquiá de Baixo, a oficina contou com a participação de 15 crianças de 6 a 12 anos.

 

O objetivo foi despertar o olhar crítico nas crianças sobre a realidade local, utilizando a produção de desenhos que representem a vida delas no bairro. Para tal atividade foi montado um roteiro apontando os principais setores frequentados pelas crianças, nos quais, elas deveriam visitar e depois representá-los na forma de desenho.

 

O início do percurso escolhido pelas crianças foi a BR-222, que passa pelo bairro. Na opinião dos pequenos, esse é um local por onde passam muitos carros e por isso merece a atenção. José, de nove anos, ao passar pela BR aponta, “tá vendo aquele caminhão alí? É de gás, se pegar fogo, explode o mundo todo!”.

 

Outros pontos visitados foram a chácara Maria Brás e o balneário do quarenta, todos localizados próximo ao rio. Durante o percurso as crianças explicavam a escolha dos locais, “aqui nós brincamos, soltamos pipa e banhamos muito”, conta Luis Henrique, 10 anos, que ao terminar a frase, ouviu a colega Tainara, 10 anos, afirmar, “mais a água tá poluída”.

 

No caminho para o balneário, as crianças não paravam de relatar a morte de um casal ocorrida recentemente nas proximidades. “Tá vendo? Foi alí! Encontram a mulher e depois o homem, eita eu tô até com medo”, esse é o relato da pequena Ingrid, seis anos, a mais nova do grupo.

 

Cada local visitado foi transformado em desenho, cada criança demonstrou o seu próprio olhar sobre a realidade em que está inserida. A oficina Desenhando Realidades é a primeira de uma série de oficinas que serão realizadas no bairro, pela rede Justiça nos Trilhos em parceria com o projeto Direito à Saúde no Piquiá de Baixo. A próxima já está agendada para a última semana de julho e será de pinturas em camisetas.

Notícias recentes

CONEXÃO CIDADANIA: Transformando Vidas e Fortalecendo a Comunidade de Piquiá de Baixo através do compromisso social com as crianças

CONEXÃO CIDADANIA: Transformando Vidas e Fortalecendo a Comunidade de Piquiá de Baixo através do compromisso social com as crianças

Uma noite marcada pela sensação de missão cumprida e corações repletos de gratidão. O Projeto Conexão Cidadania, acolhido com entusiasmo pela comunidade de Piquiá de Baixo, contou com o imprescindível apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Açailândia (COMUCAA) e do valioso suporte financeiro proveniente do Fundo da Criança e do Adolescente (FIA). Este projeto, direcionado aos direitos fundamentais das crianças e adolescentes de Açailândia, floresceu por mais de dois anos, ganhando vida e vigor sob a coordenadora Débora Baima durante o ano de 2023.

JUVENTUDE EM AÇÃO: Denúncias e Transformações em Piquiá, Açailândia, Maranhão.

JUVENTUDE EM AÇÃO: Denúncias e Transformações em Piquiá, Açailândia, Maranhão.

O Coletivo de Comunicadores de Piquiá, coordenado por Sebastiana Costa Ferreira e José Carlos Almeida (coordenador de projeto JnT), é composto por cerca de 15 jovens e adolescentes das comunidade de Piquiá, Piquiá de Baixo e adjacentes que utilizam as redes sociais para denunciar questões sociais, ambientais, raciais e humanas. Durante o ano de 2023, participaram ativamente de eventos relevantes como festivais de músicas, formações políticas, intercâmbios comunitários e o Encontrão da Rede Jacá de Comunicadores Populares, unindo jovens de diferentes origens em discussões importantes.

OBRA DE PIQUIÁ DA CONQUISTA ALCANÇA 92% DE EXECUÇÃO

OBRA DE PIQUIÁ DA CONQUISTA ALCANÇA 92% DE EXECUÇÃO

Piquiá da Conquista, 02 de novembro de 2023 – O mês de novembro foi marcado por avanços significativos nas obras de Piquiá da Conquista chegando a 92,19% de execução aproximando-se cada vez mais da entrega das moradias e sonhos dos moradores.