O projeto Conexão e cidadania, em parceria com a Associação Comunitária do Pequiá (ACMP) e a Justiça nos Trilhos (JnT), realizou no mês das crianças, em outubro, algumas atividades lúdicas e brincadeiras, além de atividades pedagógicas em sala de aula sobre os direitos das crianças. No dia 12, quinta, às 08:30h, aconteceu o passeio de comemoração com as crianças, os pais e responsáveis no Valle do Açaí, com direito a café da manhã, almoço e lanche da tarde, além de frutas, brindes e muitas brincadeiras. No dia 16, segunda, foi feita a entrega dos presentes para os adolescentes na parte da manhã e para as crianças na parte da tarde.
Na tarde do dia 14 de outubro, às 13h, em comemoração ao Mês das Crianças, o palhaço Amendoim e o seu companheiro palhaço Pé de Moleque, fizeram a alegria da turma de Piquiá de Baixo. O local em que aconteceu as brincadeiras foi na escola Almirante Barroso, localizado no bairro. Um espaço super agradável e espaçoso. Lá estavam presentes as mães acompanhando os filhos durante as brincadeiras que estavam acontecendo.
As brincadeiras foram super divertidas e todas valeram presentes. Uma delas foi a do balão: quatro crianças receberam um balão e o primeiro a estourar recebia um presente. A seguinte brincadeira foi a do desfile, separado nas categorias entre as crianças e os jovens. O desfile começou com a criançada infantil, foram 12 crianças desfilando para o público que era mães e coleguinhas. Nessa brincadeira, era apenas um ganhador e a votação foi com palmas.
A tarde de brincadeiras foi finalizada às 14:30 da tarde. A criançada ficou super contente com os palhaços no local e deu muitas gargalhadas. Elas agradeceram ao Palhaço Amendoim e o seu companheiro, Pé de Moleque, pelas atividades.
Como última atividade realizou-se, por fim, uma sessão de filme no dia 20, sexta, no turno vespertino. A obra assistida foi o filme ‘Divertida Mente’, que trata sobre as emoções de uma criança desde o seu nascimento até a idade adulta.
Texto por Fabiano Rocha e Débora Baima, Coletivo de Comunicadores de Piquiá.
Fotos: Fabiano Rocha