Notícias

PROJETO SOCIAL OFERECE MINICURSOS PARA MULHERES DE PIQUIÁ DE BAIXO

Notícias

PROJETO SOCIAL OFERECE MINICURSOS PARA MULHERES DE PIQUIÁ DE BAIXO

Com o objetivo de garantir alternativas de geração de renda para as famílias do bairro Piquiá de Baixo, Açailândia – MA, o projeto “jovens e mulheres conscientes para não cair no tráfico humano”, estará oferecendo, ao longo do ano de 2015, uma série de minicursos destinados às mulheres e jovens do bairro.

 

Durante o mês de março foi ofertado o curso de “enfeites para cabelo”, em que as participantes aprendem a confeccionar “xuxas” e “tiaras. Angelita de Oliveira de 63 anos é uma das alunas do curso, ela fala empolgada de sua aprendizagem, “está maravilhoso! O que a professora ensina estou aprendendo tudo. E quando terminar o curso vou continuar fazendo em casa. Estou treinando já”, afirma.

 

Para ela, o trabalho das coordenadoras do projeto é gratificante e aproveita para deixar uma mensagem. “Elas estão de parabéns! É uma boa ideia e um incentivo para nós, para nossa comunidade, que é um pouco esquecida. Graças a Deus tem alguém que ainda lembra de nós. Sou muito grata por isso”, diz.

 

Rafaela Rodrigues,19, uma das coordenadoras do projeto afirma que as ações estão agradando as mulheres beneficiadas. “Elas estão gostando muito. O curso começa às 14 horas, e antes disso elas já estão aqui esperando”. Explica também, que o curso é uma oportunidade para estimular as mulheres de Piquiá de Baixo a buscarem uma renda extra. “Tem umas que já estão produzindo em casa. Nós esperamos que elas aprendam e que possam seguir adiante, vender, para conseguir uma renda extra”, completa.

 

Durante os próximos meses serão oferecidos outros cursos. No mês de maio será ofertado o curso de “decoração de sandálias”, em agosto de “tapeçaria em tela” e, para concluir as ações do projeto, o curso de “pintura em tecido” em outubro. Todos os cursos têm duração de uma semana e são ministrados na Associação de Moradores de Piquiá de Baixo.

 

Domingos de Almeida

Notícias recentes

CONEXÃO CIDADANIA: Transformando Vidas e Fortalecendo a Comunidade de Piquiá de Baixo através do compromisso social com as crianças

CONEXÃO CIDADANIA: Transformando Vidas e Fortalecendo a Comunidade de Piquiá de Baixo através do compromisso social com as crianças

Uma noite marcada pela sensação de missão cumprida e corações repletos de gratidão. O Projeto Conexão Cidadania, acolhido com entusiasmo pela comunidade de Piquiá de Baixo, contou com o imprescindível apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Açailândia (COMUCAA) e do valioso suporte financeiro proveniente do Fundo da Criança e do Adolescente (FIA). Este projeto, direcionado aos direitos fundamentais das crianças e adolescentes de Açailândia, floresceu por mais de dois anos, ganhando vida e vigor sob a coordenadora Débora Baima durante o ano de 2023.

JUVENTUDE EM AÇÃO: Denúncias e Transformações em Piquiá, Açailândia, Maranhão.

JUVENTUDE EM AÇÃO: Denúncias e Transformações em Piquiá, Açailândia, Maranhão.

O Coletivo de Comunicadores de Piquiá, coordenado por Sebastiana Costa Ferreira e José Carlos Almeida (coordenador de projeto JnT), é composto por cerca de 15 jovens e adolescentes das comunidade de Piquiá, Piquiá de Baixo e adjacentes que utilizam as redes sociais para denunciar questões sociais, ambientais, raciais e humanas. Durante o ano de 2023, participaram ativamente de eventos relevantes como festivais de músicas, formações políticas, intercâmbios comunitários e o Encontrão da Rede Jacá de Comunicadores Populares, unindo jovens de diferentes origens em discussões importantes.

OBRA DE PIQUIÁ DA CONQUISTA ALCANÇA 92% DE EXECUÇÃO

OBRA DE PIQUIÁ DA CONQUISTA ALCANÇA 92% DE EXECUÇÃO

Piquiá da Conquista, 02 de novembro de 2023 – O mês de novembro foi marcado por avanços significativos nas obras de Piquiá da Conquista chegando a 92,19% de execução aproximando-se cada vez mais da entrega das moradias e sonhos dos moradores.