Notícias

PROJETO URBANÍSTICO E HABITACIONAL DE PIQUIÁ DE BAIXO É APRESENTADO DURANTE FÓRUM SOCIAL URBANO

Notícias

PROJETO URBANÍSTICO E HABITACIONAL DE PIQUIÁ DE BAIXO É APRESENTADO DURANTE FÓRUM SOCIAL URBANO

O reassentamento da população de Piquiá de Baixo é um sonho para mais de 300 famílias que há décadas vivem em meio a poluição gerada por cinco siderúrgicas. Os últimos dias foram de comemoração e esperança para todos eles. Aconteceu ontem (8), na Colômbia, a apresentação do projeto urbanístico e habitacional do novo bairro.

O projeto urbanístico e habitacional de Piquiá de Baixo foi construído em mutirão entre arquitetos da USINA CTAH e os moradores do bairro. Por isso ganhou notoriedade diante de entidades internacionais que discutem sobre a qualidade urbana.

 

A apresentação ocorreu na cidade de Medellin, durante o 7º Fórum Urbano Social Urbano Alternativo e Popular e contou com a participação de representantes de diversos países, como Colômbia, Argentina, Peru, Bolívia, Guatemala, México, Itália, Tunísia, Estados Unidos, África do Sul e Bélgica.

A apresentação do projeto urbanístico e habitacional de Piquiá de Baixo no Fórum Social Urbano se deve ao fato de ter sido contemplado com o prêmio de menção honrosa dentro do primeiro concurso latino-americano de habitação popular. O prêmio será entregue amanhã (10), às 11h00, horário de Medellin.

 

“Na ocasião também foi realizado um workshop organizado pela Aliança Internacional dos Habitantese permitiu que os participantes do Fórum Urbano pudessem conhecer os projetos que ganharam os prêmios do primeiro concurso latino-americano de habitação popular, dentre eles o de Piquiá”, conta Antônio Soffientine que representou a Associação Comunitária dos Moradores de Piquiá de Baixo no evento.

 

O workshop internacional contou com a presença de arquitetos da Suíça e da Inglaterra e da Diretora da Secretaria de Habitação do Ministério das Cidades do Brasil.

 

Rede Justiça nos Trilhos

Notícias recentes

CONEXÃO CIDADANIA: Transformando Vidas e Fortalecendo a Comunidade de Piquiá de Baixo através do compromisso social com as crianças

CONEXÃO CIDADANIA: Transformando Vidas e Fortalecendo a Comunidade de Piquiá de Baixo através do compromisso social com as crianças

Uma noite marcada pela sensação de missão cumprida e corações repletos de gratidão. O Projeto Conexão Cidadania, acolhido com entusiasmo pela comunidade de Piquiá de Baixo, contou com o imprescindível apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Açailândia (COMUCAA) e do valioso suporte financeiro proveniente do Fundo da Criança e do Adolescente (FIA). Este projeto, direcionado aos direitos fundamentais das crianças e adolescentes de Açailândia, floresceu por mais de dois anos, ganhando vida e vigor sob a coordenadora Débora Baima durante o ano de 2023.

JUVENTUDE EM AÇÃO: Denúncias e Transformações em Piquiá, Açailândia, Maranhão.

JUVENTUDE EM AÇÃO: Denúncias e Transformações em Piquiá, Açailândia, Maranhão.

O Coletivo de Comunicadores de Piquiá, coordenado por Sebastiana Costa Ferreira e José Carlos Almeida (coordenador de projeto JnT), é composto por cerca de 15 jovens e adolescentes das comunidade de Piquiá, Piquiá de Baixo e adjacentes que utilizam as redes sociais para denunciar questões sociais, ambientais, raciais e humanas. Durante o ano de 2023, participaram ativamente de eventos relevantes como festivais de músicas, formações políticas, intercâmbios comunitários e o Encontrão da Rede Jacá de Comunicadores Populares, unindo jovens de diferentes origens em discussões importantes.

OBRA DE PIQUIÁ DA CONQUISTA ALCANÇA 92% DE EXECUÇÃO

OBRA DE PIQUIÁ DA CONQUISTA ALCANÇA 92% DE EXECUÇÃO

Piquiá da Conquista, 02 de novembro de 2023 – O mês de novembro foi marcado por avanços significativos nas obras de Piquiá da Conquista chegando a 92,19% de execução aproximando-se cada vez mais da entrega das moradias e sonhos dos moradores.