Notícias

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL: PROJETO DE REASSENTAMENTO DE PIQUIÁ DE BAIXO RECEBE MENÇÃO HONROSA

Notícias

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL: PROJETO DE REASSENTAMENTO DE PIQUIÁ DE BAIXO RECEBE MENÇÃO HONROSA

O tema da qualidade de vida nas cidades será discutido nos próximos dias em dois eventos de porte internacional na cidade colombiana de Medellin. Piquiá de Baixo, a comunidade de Açailândia-MA em luta por direito à moradia digna, estará lá.

A “cidade da eterna primavera”, assim é chamada a capital do departamento colombiano de Antioquia, será sede do 7º Fórum Urbano Mundial, organizado pelas Nações Unidas, e do fórum urbano alternativo e popular (organizado entre outras entidades pela International Alliance of Inhabitants.

Delegados de todos os países do mundo discutirão sobre o que significa hoje garantir o direito a moradia para todos, sobre o que significa pensar, projetar e desenvolver cidades que garatam qualidade de vida em um ambiente saudável. A cidade de Açailândia e mais especificadamente o distrito industrial Piquiá de Baixo estará presente nos dois fóruns.

O projeto urbanístico e habitacional de Piquiá de Baixo, realizado em mutirão entre arquitetos da USINA CTAH e os moradores do bairro, será tema de debate em um workshop organizado pela entidade suíça ETH. Esta última entidade participou do processo de definição do selo de Qualidade Urbana.

A apresentação do projeto será feita pela Dra. Sandra Kokudai, coordenadora do Programa de Direito a Habitação, da Fundação de Direitos Humanos Bento Rubião. A apresentação acontecerá durante uma mesa redonda com a participação de docentes universitários e da Dra. Júnia Santa Rosa (Diretora da Secretaria nacional de habitação do Ministério das cidades).

 

No dia 9 de abril, a Associação de Moradores do Piquiá de Baixo (ACMP) receberá a menção de honra pela qualidade do projeto urbanístico-habitacional preparado em vista do reassentamento. A ACMP tem participado, com outras 37 organizações da sociedade civil de vários países de América Latina e do Caribe, do primeiro concurso latino-americano de alternativa popular de habitação.

 

“O projeto de Piquiá de Baixo e da USINA CTAH ganhou mais um destaque e reconhecimento, dessa vez de porte internacional. Quando a comunidade se organiza e trabalha unida, consegue superar barreiras e dificuldades, ser protagonista do próprio futuro e construir um futuro mais digno para todos e todas”, afirma Antônio Soffientine, que estará nos eventos representando a Associação Comunitária dos Moradores de Piquiá de Baixo.

Rede Justiça nos Trilhos

Notícias recentes

CONEXÃO CIDADANIA: Transformando Vidas e Fortalecendo a Comunidade de Piquiá de Baixo através do compromisso social com as crianças

CONEXÃO CIDADANIA: Transformando Vidas e Fortalecendo a Comunidade de Piquiá de Baixo através do compromisso social com as crianças

Uma noite marcada pela sensação de missão cumprida e corações repletos de gratidão. O Projeto Conexão Cidadania, acolhido com entusiasmo pela comunidade de Piquiá de Baixo, contou com o imprescindível apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Açailândia (COMUCAA) e do valioso suporte financeiro proveniente do Fundo da Criança e do Adolescente (FIA). Este projeto, direcionado aos direitos fundamentais das crianças e adolescentes de Açailândia, floresceu por mais de dois anos, ganhando vida e vigor sob a coordenadora Débora Baima durante o ano de 2023.

JUVENTUDE EM AÇÃO: Denúncias e Transformações em Piquiá, Açailândia, Maranhão.

JUVENTUDE EM AÇÃO: Denúncias e Transformações em Piquiá, Açailândia, Maranhão.

O Coletivo de Comunicadores de Piquiá, coordenado por Sebastiana Costa Ferreira e José Carlos Almeida (coordenador de projeto JnT), é composto por cerca de 15 jovens e adolescentes das comunidade de Piquiá, Piquiá de Baixo e adjacentes que utilizam as redes sociais para denunciar questões sociais, ambientais, raciais e humanas. Durante o ano de 2023, participaram ativamente de eventos relevantes como festivais de músicas, formações políticas, intercâmbios comunitários e o Encontrão da Rede Jacá de Comunicadores Populares, unindo jovens de diferentes origens em discussões importantes.

OBRA DE PIQUIÁ DA CONQUISTA ALCANÇA 92% DE EXECUÇÃO

OBRA DE PIQUIÁ DA CONQUISTA ALCANÇA 92% DE EXECUÇÃO

Piquiá da Conquista, 02 de novembro de 2023 – O mês de novembro foi marcado por avanços significativos nas obras de Piquiá da Conquista chegando a 92,19% de execução aproximando-se cada vez mais da entrega das moradias e sonhos dos moradores.