Notícias

Vazamento de gás assusta moradores de Piquiá de Baixo


Exposição a diversos tipos de poluição, gases tóxicos e pó de cimento vindo das empresas instaladas no bairro tem adoecido moradores.

No início da noite de terça-feira (18), as moradoras e os moradores de Piquiá de Baixo foram vítimas de mais um intenso vazamento de gás. O povo de Piquiá pede socorro. Assustados com a grande emissão de gás, supostamente poluente, vindo das empresas instaladas no bairro, e que tem um forte odor, principalmente para os que moram a menos de 100 metros de distância das empresas.

Nos últimos meses, a substância tem provocado fortes dores de cabeça, náuseas, tontura, problemas respiratórios e de pele. De acordo com uma moradora, que captou as imagens e não quis se identificar, por medo de represálias por parte das empresas, o vazamento do gás de forte cheiro teve início no fim da tarde de hoje, após um grande estouro. “Por causa desse gás, o povo está adoecendo e morrendo aos poucos, cada vez com sintomas diferentes”, afirma a moradora.

📷 Na imagem não são nuvens, mas sim a densidade do gás que tem sido emitido.

Por: José Carlos Almeida

Notícias recentes

CONEXÃO CIDADANIA: Transformando Vidas e Fortalecendo a Comunidade de Piquiá de Baixo através do compromisso social com as crianças

CONEXÃO CIDADANIA: Transformando Vidas e Fortalecendo a Comunidade de Piquiá de Baixo através do compromisso social com as crianças

Uma noite marcada pela sensação de missão cumprida e corações repletos de gratidão. O Projeto Conexão Cidadania, acolhido com entusiasmo pela comunidade de Piquiá de Baixo, contou com o imprescindível apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Açailândia (COMUCAA) e do valioso suporte financeiro proveniente do Fundo da Criança e do Adolescente (FIA). Este projeto, direcionado aos direitos fundamentais das crianças e adolescentes de Açailândia, floresceu por mais de dois anos, ganhando vida e vigor sob a coordenadora Débora Baima durante o ano de 2023.

JUVENTUDE EM AÇÃO: Denúncias e Transformações em Piquiá, Açailândia, Maranhão.

JUVENTUDE EM AÇÃO: Denúncias e Transformações em Piquiá, Açailândia, Maranhão.

O Coletivo de Comunicadores de Piquiá, coordenado por Sebastiana Costa Ferreira e José Carlos Almeida (coordenador de projeto JnT), é composto por cerca de 15 jovens e adolescentes das comunidade de Piquiá, Piquiá de Baixo e adjacentes que utilizam as redes sociais para denunciar questões sociais, ambientais, raciais e humanas. Durante o ano de 2023, participaram ativamente de eventos relevantes como festivais de músicas, formações políticas, intercâmbios comunitários e o Encontrão da Rede Jacá de Comunicadores Populares, unindo jovens de diferentes origens em discussões importantes.

OBRA DE PIQUIÁ DA CONQUISTA ALCANÇA 92% DE EXECUÇÃO

OBRA DE PIQUIÁ DA CONQUISTA ALCANÇA 92% DE EXECUÇÃO

Piquiá da Conquista, 02 de novembro de 2023 – O mês de novembro foi marcado por avanços significativos nas obras de Piquiá da Conquista chegando a 92,19% de execução aproximando-se cada vez mais da entrega das moradias e sonhos dos moradores.