O Coletivo de Comunicadores de Piquiá, coordenado por Sebastiana Costa Ferreira e José Carlos Almeida (coordenador de projeto JnT), é composto por cerca de 15 jovens e adolescentes das comunidade de Piquiá, Piquiá de Baixo e bairros adjacentes que utilizam as redes sociais para denunciar questões sociais, ambientais, raciais e humanas. Durante o ano de 2023, participaram ativamente de eventos relevantes como festivais de músicas, formações políticas, intercâmbios comunitários e o Encontrão e Mostra Audiovisual da Rede Jacá de Comunicadores Populares, unindo jovens de diferentes origens em discussões importantes.
Além disso, o grupo produz o Boletim Informativo da Associação Comunitária dos Moradores do Piquiá (ACMP), destacando os avanços das obras do reassentamento, eventos, denúncias e demandas da comunidade. Este trabalho é financiado pela fundação Rosa Luxemburgo, em parceria com a Justiça nos Trilhos (JnT) e ACMP.
No encerramento das atividades de 2023, ocorrido em 21 de dezembro, o grupo finalizou o boletim do segundo semestre e realizou a última confraternização à noite, reunindo jovens, familiares, amigos e o grupo “Horta para a Cozinha”, responsável por fornecer alimentação durante os eventos.
Expressamos nossa imensa gratidão à Fundação Rosa Luxemburgo, ao grupo “Horta para a Cozinha”, á coordenadora Sebastiana Costa, à Justiça nos Trilhos na pessoa de José Carlos Almeida e aos jovens Débora Baima, Silmara Ferreira, Ana Clara da Conceição, Antônia Flavia da Silva Nascimento, Carlos Henrique Cruz Pereira, Fabiano Rocha De Oliveira, Geovana Serra Barbosa, José Raí Conceição Silva, Tayná Carvalho Vargem, e Thiago de Nazaré Santos, jovens envolvidos nas denúncias pela defesa dos direitos humanos e pela busca por mudanças positivas na comunidade. Desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de prosperidade e novas oportunidades.
Galeria de Fotos 2023